segunda-feira, 16 de março de 2009

Entrevista á Sitah

Com base no tema que estamos a desenvolver na disciplina de Área de Projecto, As Tribos Urbanas, realizamos uma entrevista.
Essa entrevista foi feita a uma aluna da nossa escola, Escola Secundária de Vila Real de Santo António, chama-se Sara Matias e é conhecida por Sitah. Decidimos fazer-lhe esta entrevista uma vez que ela apresenta um estilo diferente, associamos o seu estilo a grupo e realizamos as seguintes perguntas, ás quais a Sara respondeu e queremos agradecer por isso.


PerguntasOrigem
1- Já ouviste falar em Tribos Urbanas, sabes o que é?
Acho que tribos urbanas segundo sei, são uma espécie de “grupos” de pessoas que adaptam a mesma maneira de encarar a vida .
2- De onde vem o termo Emo?
Não sei, eu não gosto muito de emos. Acho que têm atitudes estupidas e imaturas.
3- Conheces algum mito acerca da origem dos Emos?
Não, e sinceramente nem pretendo conhecer.
Moda Emo4-
Porque adoptaste este estilo?
Comecemos por aqui, eu não sou emo. É importante faLar em primeiro lugar, na importância dada ao estilo das pessoas. Hoje em dia, mais que tudo no sitio em que vivemos , as pessoas são frequêntemente observadas e utopicamente julgadas.
Muitas vezes , julgadas desnecessáriamente de uma maneira estupida, e infantil. Contudo, devemos adaptarmo-nos ao facto de que vivemos numa sociedade em que tudo se sabe e tudo se fala. O facto de uma pessoa gostar de pintar o cabelo de uma maneira que seja menos básica ou usual não quer dizer que tenha assumido outro estilo, não quer dizer que seja diferenTe das outras pessoas(neste caso adolescentes) . Uma pessoa pode perfeitamente gostar de ser diferente, apenas porque se sente bem consigo própria e devo assinalar que não é agradável ouvir comentários do tipo “és isto ou o outro” quando as coisas não são assim.

5- No teu ponto de vista qual foi o aspecto que mais te despertou interesse para a adesão deste estilo?
No meu ponto de vista, tenho a dizer que este questionário, mostra a importância dada à maneira que as pessoas se vestem. Sim, confesso que há uns anos comecei a questionar-me acerca de esse tipo de personaGens. “EMOS” não é?!
Admito aqui também , porque nada escondo , que gozava bastante com eles.
Devido a certas situações que passamos , mudamos ...Mudamos amaneiras de pensar, crescemos, fazemos crescer e evoluimos...Sim, essas coisas são vitalmente importantes. Agora questiono-me: Mudar de penteado?!Significará mudar o nosso interior?! Significará adquirir uma espécie de rótulo através do qual somos julgados consoante os termos do “presta, não presta” ?? É notável que estas perguntas não terão respostas inteligentes . Hoje em dia as pessoas não distinguem as coisas e nada anda para a frente ! Creio que todos nós já passámos por fases dessas... De mudança !
Acho deveras interessante o facto de dizer aqui a minha opinião , dado o facto de que eu não faço parte de este estilo mas aproveito para esclarecer bem aquilo que sou e não sou. E NÃO sou emo.(Esta é a parte em que eu riu.)

6- O que achas da visão das pessoas em relação ao vosso estilo?
Em relação a “esse” estilo e forma de vida, ach que as pessoas o julgam bastante !!!!
Não sei porque.
Hoje em dia, não importa uma pessoa andar com os fundilhos completamente em baixo com 3 tamanhos acima do seu. Mas uma pessoa que pinte os olhos já é julgada por isso. Estranho não acham??!

7- Diz-se que o estilo é a maneira das pessoas se afirmarem na sociedade, qual é a tua opinião sobre isso?
Sim, as pessoas são julgadas cada vez mais por a maneira como se apresentam e muitas vezes também censuradas sem razões.
São agredidas fisica e verbalmente pelo que as pessoas acham e pensam. Interagem umas com as outras e tentam comandar a vida umas das outras como um jogo.
É irrelevante a maneira como uma pessoa se veste.Passo a exemplificar : Cálculemos que sucede um assalto a uma loja numa rua., Nessa rua toda a vizinhança é bastante credivel e tem uma boa relação entre a mesma. Um dos moradores diz que um sujeito foi visto a sair da loja , há pouco assaltada. Diz também que esse sujeito estava vestido de preto , tinha cabelo loiro e apresentava um ar de quem tem poucos amigos. Esse indíviduo é considerado Ladrão, impustor, entre outros adjectivos que agora são irrelevantes e desnecessários. Minutos depois é visto um rapaz passar vestido de preto, loiro e bastante stressado com os seus problemas pessoais. Automáticamente, o rapaz é acusado, agredido verbalmente, julgado e preso inocentemente.
Conclusões finais: O rapaz não fez nada. O rapaz NÃO é ladrão. O rapaz FOI SIM julgado.
Um morador falou, um morador acusou. Todos cruzaram os braços perante as justificações do rapaz. Todos acreditaram no morador sem pensar duas vezes.
E é assim que sucede com as pessoas neste tempo. Um ve, um comenta, todos falam , todos julgam. Um acredita que somos isto, podemos até não ser, muitas vezes assemelharmo-nos, mas de que serve afinal preocuparmo-nos? As pessoas são casmurras e isso nunca vai mudar. ( Sim, também me inclúo quando digio “pessoas”, ja errei. )

8- Em que consiste o visual de um emo?
Acho que deverias perguntar a algum. Segundo a internet, acabei de pesquisar e usam bastantes padrões às riscas e quadrados se isso é o que pretendes realmente saber.

9- Qual o significado do contraste entre o tom pesado da maquilhagem e os tons coloridos das roupas?
Para os “emos” não sei. Eu visto-me assim porque gosto e na minha opinião o mundo está cheio de falta de originalidade .

10- O que tentas transmitir com o tipo de maquilhagem de tons escuros que usas?
Não tento transmitir absolutamente nada! Uso porque me apetece e é assim que me sinto confortável. Esta questão é exactamente igual a eu perguntar “ O que tentas transmitir com o tipo de bocas foleiras que mandas por não teres coragem de mudar e ser olhado de lado? A diferença não mata , e os olhares do exterior enrriquecem a consiência. Se realmente comentam, é porque dão importância, Se são incomodados, deveriam fechar os olhos. Engraçado como não dão tanta importância aos problemas realmente significativos como a crise, o aquecimento global, o racismo. Coisas REALMENTE importantes que sim, devem ser comentadas e questionadas.
Comportamento11-
Na nossa pesquisa verificámos em várias fontes que, os emos são vistos como umas pessoas tristes, o que tens a dizer sobre essa informação? Concordas?
Segundo o que sei, é muito mais triste inquirir sobre o estado de espirito das pessoas. Se são tristes devem ter os motivos deles. Mas devo dizer que conheço jovens, digamos assim, que afirmam assumir esse estilo e não me parecem nada tristes. São bastante felizes e pessoas normais como todas as outras.
12- Existe algum tipo de pressão para com aqueles do vosso grupo que ainda não adoptaram o estilo emo?
Questão confusa. Mas acho que o que estás a perguntar é se aqueles que se dão comigo ( que não sou emo) por serem diferentes são pressionados para se vestirem assim , ou para mudarem . Digod esde já que não e que se há coisa que me irrita é aquele tipo de pessoas que pensam que para falarem com as outras têm de ser iguais a elas. Já disse varias vezes que as pessoas todas iguais não metem piada !
E não, eu gosto dos meus amigos pelo que eles são da maneira que são sem exigir qualquer tipod e mudança! O que importa é o que eles são e representam e do que são capazes interiormente e pessoalmente. Jamais pediria a alguém para mudar o seu exterior. Todos devemos sentir-nos bem com o que somos e como somos independentemente das opiniões dos demais.
13- No teu grupo existe algum tipo de ritual?
Não. Eu não tenho “GRUPO” eu falo com qualquer tipo de pessoa e não sou um “bicho” ...eu ago e comporto-me como qualquer pessoa. Rituais? ( E' PROVOCADO UM RISO ) ...isso é coisa de alguém doente. Diria que alguém que faça esse tiipo de coisas sofre de alguma anomalia cerebral.
14- O que é que os emos gostam de fazer em grupo ?
Pergunta-lhes. Acabei de verificar que existe algo sobre isso na internet.
Qualquer ooisa nesta página estão bastantes comentários interessantes à tua pesquisa.


http://andermira.spaceblog.com.br/255813/EMO-Do-que-os-Emos-gostam/
15- A “sensibilidade” é o vosso forte?
Vosso?! Ai...Qualquer pessoa “normal” é sensível certo??! Eu não sou muito, devo dizê-lo se é o que queres saber.
16- Há quem diga que os emos se auto-mutilam, é verdade? (Se sim, porque?)

Sim, diversas pesquisas em sites que podem ser consultados nu google afirmam que esse estilo adquer a prática da mutilação o que considero praticamente inconsciente e já para não dizer estupido. Acho que não é um corte ou uma lâmina manchada de sangue que vai resolver qualquer problema possivelmente pessoal que esse tipo de grupo tenha, individualmente. É a falar que as pessoas resolvem os seus problemas e a encará-los . Não é fechando-se num quarto ( ou em qualquer divisão) e chorar, e cortando-se que algo vai se resolver. As coisas não passam sozinhas. De que serve uma marca de estupidez na pele de uma pessoa irracional? Só a torna mais estupida.
Já agora, não são só os “emos” que se cortam. Há imensas pessoas que não adquirem qualquer tipo de estilo próprio que se auto-mutilam. (Isso é doente)

Relacionamento Social / Familiar
17- Dás-te com pessoas de todos os estilos?
Sim, dou-me com qualquer tipo de pessoa inteligente que saiba comportar-se e distinguir as coisas. Dou-me com qualquer pessoa que saiba dar-se comigo.
18- És critica para com pessoas de estilos diferentes?
Não. Acho que cada um deve ser como é à maneira que lhe apetecer e não deve ser julgado.
19- Qual é a tua opinião acerca dos comentários menos agradáveis acerca do teu estilo?
Ignoro esse tipo de comentários , por veze srespondo, outras riu-me deles...Afinal, Existem muitas pessoas com falta de personalidade verdade?!E sem nada para fazer??! Também...

20- Reparamos que vocês se juntam sempre em grupo, porquê?
Eu não me junto em grupo com ninguém. Estou com os meus amigos, assim como qualquer pessoa que esteja a ler isto também está. Minto?! Claro que não..
21- Sentem-se rejeitados, na escola ou fora dela?
Eu não me sinto rejeitada . Não me interessa a opinião de pessoas desinteressantes que não conheço, ou melhor, que não me conhecem a mim. Quem eu realmente gosto não me rejeita e sou um ser bastante feliz por isso :)
22- Como é que os teus pais vêm a tua adesão a este estilo?
Os pais gostam dos filhos nem que sejam às bolinhas . Quero dizer com isto que gostam deles de qualquer maneira. Refiro-me a qualquer tipo de pais e qualquer tipo de filhos.
Acho que se um filho é feliz à sua maneira um pai/ mãe deve apoiá-lo.
Não me considero diferente de ninguém e os meus pais agem comigo com naturalidade pois existe uma coisa chamada “amor” ( mostra-se pouco por estas bandas ) mas que é capaz de aceitar qualquer coisa. Sinto isso e SEI que sentem isso por mim. Incondicionalmente!

23- Qual a tua relação com eles?
Extremamente boa. Mas isso é tipo...Pessoal?! ( De novo o riso é provocado e uma vasta falta de compreensão perante algumas questões agora relembradas )


Ana Claudia, Andreia Nunes, Rita, Vanessa

24 comentários:

Anônimo disse...

S tu n e's emo... Entao EU sou o pai natal!!!!

Anônimo disse...

vamos la ver

" e os olhares do exterior enrriquecem a consiência. Se realmente comentam, é porque dão importância, Se são incomodados, deveriam fechar os olhos. Engraçado como não dão tanta importância aos problemas realmente significativos como a crise, o aquecimento global, o racismo. Coisas REALMENTE importantes que sim, devem ser comentadas e questionadas."

e tens grande moral a falar que te estas a lixar para essas pessoas, mas pelo que consta em videos do youtube da pagina da tua pagina pessoal, criticas os outros, ah e tal aqueles retardados a olhar e nao sei que mais... pelos vistos dás importancia... revoltas te por nao te conhecem, pois mas tu tambem nao conheces os outros... aqui em tudo o que disseste é tudo muito bonito na teoria.. devias era usar isso tudo o que disseste na pratica. (escreves num tom um pouco para o cinico, nao se percebe porque parece que tas ofendia) e Parabens se tens uns pais assim outros n teem essa sorte ^^
Espero que nao leves a mal, cada um tem a sua opiniao, ja vi que essa era a tua pois esta é a minha.


Inês.

Anônimo disse...

Cada 1 é como é, ninguem tem que questionar a rapariga so por ela se vestir de um modo diferente da grande maioria do pessoal !

Conheço a sitah, e é uma rapariga igual a qualquer otra pessoa, secalhar até mais compreensiva e amiga.

Para mim és Igual a qualquer pessoa!

cumprimentos!

Boa estrevista, continuem assim =)

Anônimo disse...

Compreendo perfeitamente o fundamento desta entrevista,o pessoal no inicio do ano ficou "chocado" quando viu algumas pessoas com um estilo um bocado diferente, nas quais se incluia e inclui a Sara, muita gente gozou, e ainda goza. Por isso é que é importante a entrevista, é uma maneira de esclarecer muito e boa gente de que são pessoas como outras quaisquer,e o porque da adopção deste estilo. É certo que cada um faz o que quer mas assim algumas mentes mais retrogadas licam mais elucidadas.

Boa cena este blog, é importante

Anônimo disse...

Ao comentário que a "Inês" fez ...
é assim esse tal de vídeo foi apenas para passar o tempo se ela falou disso apenas era no gozo porque era um vídeo só mesmo no gozo não era nenhuma entrevista para a TVI se levaram muito a peito ao do vídeo de certeza que os que têm o "estilo" diferente também levam a peito a algumas bocas ou certos comentários menos agradáveis, e ao que digo de gozarem ... acho que "todos" de adaptaram a um "estilo" e não conseguem lidar com pessoas diferentes e gera-se um certo tipo de "guerras" são "guerras" que até fazem ameaças que não chegam a lado nenhum e também ao ponto de poderem chegar a alguém diferente e dar porrada a torto e a direito SÓ porque é assim, acho minimamente desnecessário pois mais problemas irão chegar.

Como este comentário que deixaram "S tu n e's emo... Entao EU sou o pai natal!!!!" tipo é desnecessário ...

E prontos é tudo o que acho e penso.

Sitah disse...

Eu n falo de uma maneira cinica. Compreendo que algumas pessoas, ines , não compreendam mas escrevi no tom em que normalmente falo. Sim , é a tua opinião. Mas como disse, muitas pessoas falam do que nºao lhes diz respeito. Acho que todos nós somos humanos. Não sou excepção. Mas gostaria que me desses o exemplu de um video onde mostre tal coisa que dizes eu fazer.

:D

Sitah

Sitah disse...

Ah é verdade, para esclarecimento do leitor, os comentários ao longo do video do tipo "riso" "voltar a rir " e etc, foram escritos por mim. Não pela jornalista xD

Anônimo disse...

Omfg...
Acho esta entrevista um bucadu exgerada e esses comentes da shit tambem!
A Sitah respondeu muito bem ás questoes que lhe foram colocadas e quem diz verdade nao merece castigo!
Na nossa nao há emos!
Perecebam de uma vez por todas!
Na escola segundaria de vrsa não ha EMOS!
E acho que antes de alguem chamar EMO a outru alguem devia antes pensar um poucu resumirse a sua insignificancia e ir ver o que realmente é um emo e o que significa!
É que as pessoas sao tristes quando olham pra nos e chamam de emos!
Eu nao acho normal!
A Si tem muita razao em tudo o que dise e nu fim de contas todus nos temus alguma especie de estilo!
:|
Quando vamos as compras cada pessoa é livre de comprar aquilo que gosta e se as lojas vendem é porque alguem compra, alguem gosta!
Quando nos levantamus de manha e vamus ao guardafato vestimos o que nos aptece!
Auandu vamus lavar a cara e olharmunos ao espelho tambem se quizermus pintamus se nao quizermus nao pintamus!
NINGUEM tem nada a ver com isu...
Crescam um bucado...
Mas que sociedade é esta?
Acho que nao temos que ser apedrejados nem temos que levar com escarretas porque nos vestimos difrente!
Se nos nao criticamos os outrus entao nao nos critiquem a nos!
Pensem um bucado...
Somos pessoas e nao animais...
:S


zu*

Anônimo disse...

Se alguem vê, alguma pessoa com calças largas, t-shirts pa servir de vestido e bone de lado.. Ninguem critica.. ninguem.. Agora uma pessoa que pinta os olhos, de uma maneira mais carregada e tem penteados que essa pessoa gosta..Já é criticada? Já tem estilo de emo?.. Por amor de Deus. Gostei do que a Sara disse, simplesmente porque o que ela ali refere é verdade. Sara tens o meu apoio, Gostei do que disseste e apenas cada um veste o que gosta, não o que os outros querem ver...

Tribos Urbanas disse...

Ola.
Antes de mais queria dar vos os parabéns pelo blog. Tambem estamos a fazer um trabalho sobre o mesmo tema em area de Projecto :)
Comentando a entrevista, acho que as perguntas foram muito bem escolhidas. Quanto ao que a Sitah diz é a opiniao dela, se voçes nao gostam ou têm problemas com isso epa falem com ela em vez de virem mandar vir para blogs.
Acho que quem vem chamar de Emo nao tem a minima noção do que é ser Emo. Pra voçes veste-se de cores mais escuras "Olha um Emo" -.- Sinceramente. Isso é outra coisa que deviam ter focado mais nesta entrevista é a parte mais psicologica da questão.

Ines, pareces conhecer muito bem a Sitah para falares assim, pois bem, pergunto-te se tu nunca dizes mal de ninguem, mesmo que a brincar. Se ela nao conhece essas pessoas elas tambem nao a conhecem a ela para a julgar pelo que veste. Apartir do momento em que a julgam e mandam bocas merecem muito bem ser chamados de retardados. Sao pessoas que de respeito têm zero.

Voçes preocupam-se tanto em comentar a vida dos outros e invejar o que os outros têm que nem tempo vos sobra para realmente conhecerem quem existe por detras de umas calças as riscas ou uma franja nos olhos.
Quem se limita-se a conhecer minimamente a Sara e depois comenta-se ai sim era de valor.
Cada um é como é, deixem de big brothers de morangos com açucar e vivam a vida que sao jovens é pra isso.

P.S: Olá Pai Natal, não sabia que já tinhas net :) Tenho saudades tuas :D

Anônimo disse...

Bem esta entrevista foi feita com base num trabalho que esta a ser elaborado numa disciplina, e se a fizemos foi porque achamos que era interessante as pessoas que não conhecem a Sara ficarem a saber um pouco sobre ela, e perceberem realmente o que ela pensa e o que ela é.!Se ela aceitou e respondeu ás nossas perguntas é porque achou que o devia fazer, se ha alguem que tem de criticar a entrevista é ela, ok? tasse bem
Não é preciso virem para aqui com agressividades porque menos consciencia estão a ter ao reagir assim do que aqueles que falam por falar.

SO TENHO QUE AGRADECER Á SARA POR NOS TER DADO ESTA ENTREVISTA

LIMITEM-SE A DAR A VOSSA OPINIÃO
LIMITEM-SE A SABER ACEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS, poruqe sem isso tambem não podem falar em aceitação da diferença

RitinhazZ ;)

Comentem construtivamente

Anônimo disse...

eu tome a cagar se sao emos ou nao, tao ja a dizer coisas que eu nao disse, eu apena dei a opiniao sobre a entrevista...

é esta a sociedade em que vivemos nao é? pois acho que fazemos todos parte dela, nao me pus de lado nao...

tanto que ja nao se pode dar opiniao que jogam se todos como caes =) tambem pergunto onde é que eu falei mal do estilo de alguem...

(sitah e o video tu apagaste... se nao te lembras é contigo)

Anônimo disse...

Eu não compreendo quem fez esta entrevista... Depois da Sara dizer que nao é emo milhentas vezes continuaram a insistir, pq é q nao mudaram a abordagem da entrevista?! E ao menos podiam ter postado um texto sem erros ortográficos e gramaticais. Só para que saibam "impustor" escreve-se impOstor. Deviam ter mais cuidado.

(marttokas)

Anônimo disse...

obrigado pela tua critica, mas quando so se tem as aulas para coisas como estas é dificil fazer tudo como pessoas como tu pretendem... pedimos desculpa pelo incomodo que esse erro te causou..

abraço ..... :)

Tribos Urbanas disse...

"O incomodo que o erro te causou" LOL
Tipo voçes que gerem o blog deviam ter uma opiniao neutra e nao vir com arrogancias pra qem vos comenta.
Voçes nao têm so as aulas, podem trabalhar fora delas.
Ah e nao é ela que tem que criticar a entrevista, se a entrevista está para o publico toda a gente tem o direito de a criticar.
Isto sao so opinioes e ninguem está aqui a mandar vir com ninguem :)
A ideia da entrevista está boa até porq era obvio que ia gerar este alarido todo, dado o tema que tem por detras.

Bom trabalho, façam tambem aos dreads e aos gunas da vossa escola, ouvi dizer que há por ai alguns.

Beijinhos

Milene

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Porque é que o Diogo nunca posta nada :(
Pai Natal...isso é pra ke? nem criticaste nem disseste nada

criticas criticas criticas...somos um pais livre é lixado, todos podemos nos vestir como nos da na cabeça mas todos podemos dar a opinião sem que nos seja perguntado nada é a liberdade meus amigos e eu vou dar a minha opiniao..Emos uns vestem-se mal outros até ficam engraçados mas isso nao muda o que as pessoas sao, ignorantes sao aqueles que julgam pela aparencia, verdade mas a aparencia é o primeiro impacto faz parte da pessoa tem de ser julgada tbm! não critico a rapariga por se vestir cmo se veste, nao admiro mas nao tenho nada contra assim como ela pode nao gostar de como me visto ou de como X e Y se veste, o certo é que ela se veste como emo apesar de dizer ke nao é ISSO só ela sabe o facto é que ja esta rotulada como tal e quanto a isso ja nao há nada a fazer...
quanto a videos no youtube...não se pode dar importancia a tudo o que se ve ou lê, ainda pra mais na internet, deixem de criticar e apontar o dedo... existe coisas mt mais importantes do que como akele ou akela se veste
quanto a esses erros! chocaram-me nunca esperei isso deste blog! a 1º vez ke li pensei...isto nao pode ser, mas la estava!TAMBEM KERO UM PEDIDO DE DESCULPAS PELO ERRO!!!!
e ng pode me criticar por dar erros pk nao me guio por regras basicas que alguem se lembrou de inventar pra complicar a vida as pessoas regras mais regras (tmb estou revoltado? tambem falo cinicamente =X oh nao!!!!)
esta juventude , nao a guerra!sim ao amor!
(se o texto nao tiver nexo é que a deia nao me deixa usar palavroes! :( e assim nao me exprimo bem)
para finalizar deixo uma receita um tanto peculiar para umas travessuras!

http://www.hackersystem.kit.net/bomba.htm

nao levem a vida tao acerio, mas tambem nao se deixem pisar!

C

Anônimo disse...

OS EMOS SÃO UNS OTARIOS GRANDES TOSCOS SO SABEM PASSAR FIGURAS COM A ROUPA MERDOSA QUE USAM TRATEM-SE COITADINHOS SÃO TÃO SENSIVEIS!
ESSES CABELOS METEM NOJO NEM ÁGUA APANHAM
EMOS = A MERDA

Anônimo disse...

**UM PROJECTO QUE FAZ A DIFERNÇA* http://marca-a-diferenca.blogspot.com/

prof. disse...

Quanto a este post:
-Do ponto de vista da metodologia, definiram categorias temáticas adequadas ao objectivo do vosso trabalho. E as questões são interessantes. No entanto, algumas das questões apresentam falhas ao nível da construção frásica, o que lhes retira clareza.Quando se transcreve uma entrevista,devemos ter o cuidado de respeitar o modo de falar do entrevistado, revelando as suas pausas, o tom da afirmação(declaração, interrogação...). No entanto, podemos fazer pequenas correcções ao nível da construção frásica, desde que não afecte a ideia transmitida. Gostei do facto de utilizarem adequadamente as reticências e as questões do entrevistado.
- Do ponto de vista da expressão escrita: é preciso rever este texto e alterá-lo no blog, porque apresenta erros ortográficos. Essa tarefa é vossa.É preciso consultar o dicionário. Não se esqueçam que este é um espaço público e temos que fazer dele um espaço de aprendizagem.Como tal, antes de colocarem o texto no blog, devem apresentá-lo ao professor da AP ou pedir ajuda ao professor de Português. Mas, em primeiro lugar, o trabalho e cuidado tem que ser vosso. Não basta apresentar trabalho,é preciso garantir a sua qualidade.
- Do ponto de vista gráfico/estético: Pensem em soluções para tornar o texto ainda mais atractivo.
- Do ponto de vista do processo em desenvolvimento: julgo que a próxima postagem vossa deveria ser uma reflexão sobre os aspectos positivos e falhas detectadas na concretização da entrevista, bem como um comentário às reacções que causou. É preciso reflectir, de modo crítico, de questionarmo-nos e de questionar os outros. Era uma maneira de continuar a gerar um debate produtivo e construtivo em torno desta temática.
Prof. Ana

Anônimo disse...

Olá...
A ideia principal desta entrevista até é actual e interessante; embora enquanto lia a mesma detectei alguns erros, o que dificulta a compreenção ao leitor, acho que antes de postarem deveriam ter pedido aconselhamento a um professor a nível de escrita, não sei se o fizeram.
Agora quanto ás perguntas acho que escolheram a pessoa errada visto que o tema principal era o estilo "Emo" e a entrevistada não se auto-caracterizava como tal!
Acho que há uma repetição constante da palavra: "Emo"... se a entrevistada não se designa como tal, deveriam ter um plano B, um questionário não tão sobre esse estilo mas sim no geral, visto que de facto a sitah tem um estilo próprio!
Achei algumas perguntas um pouco vazias e sem propósito, por exemplo: -> 15- A “sensibilidade” é o vosso forte? <- que eu saiba qualquer pessoa pode ser sensível, umas mais que outras, mas não é caracteristica exclusiva dos "Emos";
-> 20- Reparamos que vocês se juntam sempre em grupo, porquê? <- se formos reparar a verdade é que inconscientemente ou não todos pertencemos a um ou a mais grupos consequência do estilo ou não,da amizade em comum,devido aos anos de convivência etc, montes de factores! Qualquer pessoa tem o seu grupo de amigos! E todas as pessoas andam em grupo,não só os que têm estilo diferente! Por isso acho esta pergunta desnecessária.
Depois tenho a dizer algo tbm ás pessoas que para comentarem coisas que não prestam era melhor estarem caladas, por exemplo:
S tu n e's emo... "Entao EU sou o pai natal!!!!"
ou ainda o ignorante comentário:
"OS EMOS SÃO UNS OTARIOS GRANDES TOSCOS SO SABEM PASSAR FIGURAS COM A ROUPA MERDOSA QUE USAM TRATEM-SE COITADINHOS SÃO TÃO SENSIVEIS!
ESSES CABELOS METEM NOJO NEM ÁGUA APANHAM
EMOS = A MERDA"

A única coisa que tenho a dizer é: ao menos tinham tido a coragem de assinar!!! Agora: "o anónimo disse"
por amor de Deus!! Se querem comentar pensem em algo mais interessante para dizer:

... Agora para as meninas que elaboraram o blog, não levem as críticas negativas tão a peito pois elas são tão importantes como os elogios!! Pensem que irão ajudá-las para a elaboração de um novo projecto... continuação de um bom trabalho e beijos para todas!


FILIPA FERNANDES
LUCÉLIA SANTOS

:)

*** beijos também á prof. Ana =)(Lucélia)

Anônimo disse...

obrigado pelo coment,nos alem de elogios tambem gostamos que nos digam no que falhamos pois so assim podemos melhorar ;)

ritinhazZ

Anônimo disse...

MOSSO A SITAH ESSA NAO È EMO? È O QUE ENTAO? QUALQUER PESSOA INTELIGENTE VE QUE É EMO SIM


Ana

Anônimo disse...

Só achei uma grande falha: ao longo da entrevista trataram a menina Sitah (que não conheço) como Emo, mesmo ela tendo dito logo de inicio que não o é e que pouco ou nada sabe sobre isso. A minha opinião? Foi rotulada. E não foi tratado o estilo visual dela, mas sim os emos. O que tem isso a ver com ela com ela então?
Não entendi bem qual o objectivo da entrevista, visto que, as perguntas sobre emos, obtiveram smp a mesma resposta "eu não sei, não sou emo".
Nada contra a Sitah, pq percebi que tem uma mente liberta e desprovida de fultilidades.
Cumprimentos,
Daniela.