segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Música Punk

O primeiro aspecto cultural punk desenvolvido foi o estilo musical. A música punk desde as suas origens até os dias de hoje passou por diversas mudanças, englobando características que vão do pop-rock irónico e politicamente indiferente ao ruidoso discurso político satírico. Apesar disso, nos diversos estilos de música punk o carácter anti-social e/ou socialmente crítico é bastante recorrente e a ausência destas características é vista por alguns como justificativa para o não reconhecimento de uma banda como sendo do estilo punk. Estilos muito distintos do punk-rock também são desconsiderados com frequência.

O estilo punk-rock tradicional caracteriza-se pelo uso de poucos acordes, solos breves e simples (ou ausência de solos), música de curta duração e letras sarcásticas que podem ser politizadas ou não, em muitos casos uma manifestação de antipatia à cultura vigente. Estas características não devem ser tomadas como uma definição geral de punk-rock pois bandas e variações bem difundidas do género apresentam características muitas vezes adversas.

As correntes punks musicais mais difundidas são as descendentes do estilo punk rock original, que mantém certas características sonoras em comuns à sua origem e que podem ser classificadas como Rock. Destacam-se o hardcore, grindcore, crustcore e Ska punk. Existem também estilos que não têm como origem directa o punk-rock ou que se transformaram de tal forma que se tornaram notavelmente distintas.


Fontes : Wikipédia

Andreia Nunes e Rita Torrado

Nenhum comentário: