sábado, 15 de novembro de 2008

Conceito de " Tribos Urbanas"

Definiremos agora o conceito “ Tribos Urbanas”, para compreendermos melhor este fenémeno que hoje em dia é cada vez mais frequente no nosso vocabulário, e que afecta cada vez mais os jovens.

Hoje em dia são muitos os jovens que ao terem fracas relações familiares e de amizade, adoptam hábitos e comportamentos que os fazem serem aceites por grupos, mesmo que se tenham que tornar em algo que não são. Por vezes inserem-se em universos perigosos que nem sempre levam a bons caminhos.
Estes são grupos de pessoas que seguem um estilo próprio de vida. Possuem características que as definem, têm valores culturais, um próprio modo de vestir, as suas próprias músicas e os seus próprios ideais políticos e éticos.
As "Tribos Urbanas" ou subculturas podem ser caracterizadas como um fenómeno juvenil dos grandes centros urbanos, que se vai alargando por toda a parte.
Os phunks, góticos, rappers, hippies e skinheads, são apenas alguns exemplos de “grupos” juvenis, a que os sociólogos chamam de tribos urbanas.
Os jovens nas idades compreendidas entre os 14- 20 anos começam a pensar no futuro, e querem procurar integrar-se num lugar onde se sintam bem.
Estas divisões nos jovens podem conduzir a atitudes marginais, gerando a insegurança e discriminação atribuída a estes grupos por grande percentagem da sociedade envolvente.


Vanessa

Fontes: http://tribosurbanas.blogs.sapo.pt

5 comentários:

Os observadores disse...

Acho muito importante o tema que desenvolvem, pois assim podemos compreender melhor os diversos estilos existentes e as suas ideias.

Continuem a postar ;)

Tereza e Diogo

Anônimo disse...

O Carlinhos disse...

Acho muito importante o tema que desenvolvem, pois assim podemos compreender melhor os diversos estilos existentes e as suas ideias.

Mas acho que associam muito o estar inserido num grupo, ou vestir uma certa roupa ,ou ouvir certo estilo de musica á marginalidade e delinquencia, muitos sao dreads e nao andam ai a assaltar gente, muitos sao punks e nao andam ai de cabelo espetado a partir coisas , muitos sao emos e haviam de falecer mas é a opiniao de cada um.
Mais importante que isso acho que quem esta inserido numa tribo é bazicamente porque se quer sentir dentro de algo com os amigos fazendo e vestindo da maneira qe se gosta e acho que hoje em dia ja nao se ve tanto disso, pois nos damos todos com todos ja nao há tanto essa destinçao "sou rapper nao vou andar com punks" ja nao existe tanta discriminaçao a esse respeito.

Para fechar deixo vos uma receita de Bacalhau à Zé do Pipo!

Ingredientes:
Para 4 pessoas

* 1 lombo de bacalhau
* 2 cebolas médias
* 1 litro de leite
* 4 colheres de sopa de azeite
* 1 folha de louro
* sal e pimenta q.b.
* 1 tigela de maionese (feita com 2 gemas e 4 dl de azeite)
* 750 grs de batatas em puré
* azeitonas pretas

Confecção:

Depois de bem demolhadinho o bacalhauzinho, corta-se o bacalhau em postas.
Leva-se a cozer com leite, no forno é claro.
Entretanto, picam-se as cebolas e levam-se a estalar com o azeite, o louro, sal e pimenta e um pouco de leite de cozer o bacalhau.
A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura, isto é muito importante!
Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e colca-se num recipiente de barro ou, o que é preferível, cada posta num recipiente de barro individual, se nao tem nenhum...vao comprar.
Deita-se a cebola sobre as postas de bacalhau, que depois se cobrem completamente com a maionese.
Contorna-se com o puré de batata passado pela seringa ou saco e leva-se a gratinar.
Enfeita-se com azeitonas pretas,que gosta, quem nao gosta o carlinhos sugere que efeite com amendoas da pascua, ou cerejas que fica bonito nesta epoca natalicia.
Receita de uma célebre casa de pasto que existiu no Porto a cujo proprietário davam o nome de Zé do Pipo, que mais tarde deixou o estabelecimento para entrar na novela Morangos com Açucar.

fim

Anônimo disse...

Olá priminha!! Estou a ver que andas mais empenhada. Gostei especialmente dos temas! Devias pensar em vir para o meu curso! Abordamos todos estes temas!
Devias investir na discriminação e no racismo porque são temas muitos importantes! Em pleno século XXI ainda existem comportamentos nada correctos devido à retrógada mentalidade das pessoas! Espero que apostes na minha dica.. Bjinhu Susana

Anônimo disse...

Afinal não é a minha priminha que está à fazer o blog, mas não faz mal. Deixo a dica na mesma.. :)

Anônimo disse...

o vosso blog está interessante, porque aborda um tema comum da nossa sociedade.

continuem!